x

Fale conosco

Anuncie aqui!

Anuncie aqui topo
Cadastre-seaqui
Febre do Nilo

Piauí confirma primeira morte por Febre do Nilo Ocidental no Brasil

Paciente tinha 71 anos e faleceu em Piripiri em 2017, mas só agora a causa da morte foi confirmada pela Sesapi. Estado já registava outros dois casos

Redação Portal Nordeste News

Redação Portal Nordeste NewsÚltimas notícias e matérias de todos os acontecimentos e muito mais em um só lugar!

24/07/2019 21h35
Por: Sebastião Silva Neto-Jornalista DRT-0002001/PI
Fonte: Portal ODIA
Hérlon Guimarães, diretor de Atenção Especial da Sesapi - Foto: O Dia
Hérlon Guimarães, diretor de Atenção Especial da Sesapi - Foto: O Dia

Foi confirmada na manhã desta quarta-feira (24) a primeira morte de um paciente por Febre do Nilo Ocidental no Piauí. Trata-se, também, do primeiro óbito em decorrência da doença no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. A paciente, uma idosa de 71 anos, estava internada no Hospital de Piripiri e faleceu em 2017, mas só agora a causa de seu óbito foi atestada e confirmada pelos órgãos de saúde.

Além desta senhora, o Piauí possuía ainda mais dois registros da Febre do Nilo Ocidental: um caso em 2014, de um vaqueiro em Aroeiras do Itaim; e um outro caso em 2017, de um jovem em Picos. Estes dois pacientes seguem em tratamento. 

O diretor de Atenção Especial da Secretaria de Saúde, Hérlon Guimarães, explica que a morte por Febre do Nilo Ocidental sói foi constatada agora, dois anos depois do óbito, porque o laboratório de vigilância nacional está revisitando os casos para confirmar as doenças que circulam pelo Estado e pela região Nordeste.“Essa pessoa que esteve doente em junho de 2017, que foi o terceiro caso confirmado e que veio a óbito, ela não tinha só a Febre do Nilo Ocidental. Tinha também outras doenças associadas e o vírus acabou por agravar mais ainda sua situação, principalmente quando observado o quadro de hipertensão que ela já possuía”, discorreu.

Hérlon lembra que a Sesapi, bem como os laboratórios do Ministério da Saúde estão cientes da situação reitera que os órgãos estão atuando no sentido de prevenir novas ocorrências da doença. Ele faz um apelo: “Existe este vírus no Piauí, no Ceará, no Maranhão, no Rio Grande do Norte. Ele é transmitido por um inseto, então pedimos que as pessoas mantenham seus ambientes domésticos limpos”.

A Febre do Nilo Ocidental

A Febre do Nilo Ocidental é uma doença transmitida por vírus aos seres humanos por meio do inseto Culex (pernilongos e muriçocas, por exemplo) que esteja infectado. Vale lembrar que os insetos são hospedeiros. Eles não geram o vírus, mas apenas são contaminados por picarem animais infectados e até mesmo seres humanos infectados. Dentre os sintomas da doença destacam-se dores de cabeça e febre.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
PiripiriPiripiri - PI Piripiri é um município do estado do Piauí, no Brasil. De acordo com estimativas de 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sua população era de 62 600 habitantes, e esta a uma altitude de 170 metros. Fica no entroncamento da rodovia BR-343 com a rodovia BR-222.
Teresina - PI
Atualizado às 15h23
29°
Alguma nebulosidade Máxima: 33° - Mínima: 24°
33°

Sensação

9 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
Storm-Provedor- Parceiro-300X600
Arranha-céu 300X600 único
G1
Celio
Sessão Política 300x250 - 01
Municípios
Banner Sessão Esportes - 02
Últimas notícias
Banner Sessão Entretenimento - 03
Mais lidas
lateral interna posição 4
Anúncio