Na última quinta-feira (03/09), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que pretende notificar 1,7 milhão de pessoas. No caso, são pessoas que tiveram o benefício revisado. Assim, terão de apresentar novos documentos.
Caso contrário, o benefício do INSS poderá ser bloqueado. Entenda!
Atualização do INSS. Saiba como proceder!
“Esses segurados tiveram seus benefícios revisados administrativamente. Assim, após procedimento, foi verificada a necessidade de reavaliação dos documentos para a concessão do benefício.”, explicou o INSS, por nota.
O Instituto informará os beneficiários por meio de carta.
Sendo assim, é preciso que os segurados fiquem atentos. De acordo com o INSS, após o recebimento da notificação, é necessário enviar a documentação em até 60 dias.
Já para enviar os documentos, o beneficiário precisa ter login e senha. O procedimento pode ser feito pelo site. Ou, então, pelo aplicativo do Meu INSS.https://meu.inss.gov.br/central/#/login?redirectUrl=/
Em seguida, após acessar o sistema, o beneficiário deve ir na opção “Atualização de Dados de Benefício”.
De acordo com o INSS, é preciso anexar cópia digitalizada de documentos do titular do benefício. Ou, então, do procurador ou representante legal.
Os documentos são, por exemplo: CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, Titulo de Eleitor e Carteira de Trabalho.
“Caso o segurado não consiga fazer o envio da documentação pelo Meu INSS, deverá agendar o cumprimento dessas exigências em uma agência do INSS. No caso, mais próxima da residência.”, ressaltou o Instituto.
O telefone par agendamento no INSS é: 135. A ligação é gratuita para todo o Brasil.
Além disso, o beneficiário poderá visualizar a carta de aviso, também, no aplicativo dos Correios. Neste caso, na opção “Minhas Mensagens”. Assim, é possível evitar, por exemplo, problemas de não receber a carta de aviso em papel. O app dos Correios pode ser baixado gratuitamente.
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °